Deficiência Intelectual

Conteúdo

Deficiência Intelectual: O que é?

A Deficiência intelectual, também conhecida como Transtorno do desenvolvimento intelectual, é uma condição diagnosticada durante o desenvolvimento da criança. 

Nela existe um comprometimento no desenvolvimento cognitivo e adaptativo, devido a anormalidades na estrutura ou na função cerebral.

São identificadas dificuldades na realização de atividades do dia-a-dia, exemplificadas em três grupos:

  • Conceitual: atividades escolares (leitura, escrita e matemática), noção de tempo, uso do dinheiro, planejamento e estratégias, resolução de problemas, lembrança de fatos e orientações recentes.
  • Social: linguagem (pode ser limitada e concreta), relações sociais (imaturidade nas relações e dificuldade em perceber pistas sociais), regulação de emoções e do comportamento, identificação de situações de risco, tomada de decisões e julgamento social.
  • Prático: higiene, alimentação, autocuidado (por exemplo, vestir-se sozinho), transporte, compras e uso do dinheiro, organização do lar e cuidados de saúde.

Como é feito o diagnóstico?

Inicialmente, a Deficiência intelectual manifesta-se como um Atraso global do desenvolvimento, o qual deve ser precocemente identificado.

A partir dos 5 anos, o diagnóstico da Deficiência intelectual pode ser estabelecido, por meio da avaliação clínica.

O diagnóstico deve preencher três critérios:

    • Déficits em funções intelectuais: raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo e aprendizagem (escolar e por experiência).
    • Déficits em funções adaptativas: independência pessoal e responsabilidade social -> Esse prejuízo limita o funcionamento de uma ou mais das seguintes atividades diárias: Comunicação, participação social e vida independente. Isso ocorre em múltiplos ambientes (casa, escola, trabalho e comunidade).
    • Início dos sintomas durante o desenvolvimento da criança.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é realizado por meio de terapias que estimulam o desenvolvimento e são indicadas de acordo com as necessidades de cada criança, como por exemplo psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia. 

O acompanhamento terapêutico precoce proporciona uma maior qualidade de vida para criança e sua família.

Espero que essas informações tenham sido úteis pra você!

Dra. Melina Frota – Neuropediatra
CRM 194310 – RQE 903431

Fontes: 

  • Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – 5a edição (DSM-V)

Agende sua consulta com a Dra. Melina!

Deseja uma consulta? Então fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: