
O desenvolvimento da criança pode ser dividido em áreas que representam uma determinada função:
Esta divisão é feita apenas para facilitar o aprendizado, pois na realidade todas essas funções atuam interligadas.
O atraso na aquisição de marcos do desenvolvimento esperados para idade, em duas ou mais dessas áreas (por exemplo: atraso motor + atraso da linguagem), corresponde ao Atraso global do desenvolvimento.
As causas do Atraso global do desenvolvimento são diversas, desde intercorrências na gestação (infecções, uso de álcool ou drogas, tabagismo) e complicações no parto (anóxia – falta de oxigênio), até malformações cerebrais e alterações genéticas.
A partir da investigação e do acompanhamento médico, é possível atribuir esse diagnóstico a uma determinada condição, como a Deficiência intelectual, a Paralisia cerebral, o Transtorno do espectro autista ou mesmo uma Síndrome genética.
Sempre que houver suspeita de que a criança não está se desenvolvendo dentro do esperado para idade, é necessário procurar orientação médica.
Assim a investigação pode ser iniciada e a criança pode ser prontamente encaminhada às terapias de estimulação precoce do desenvolvimento.
A intervenção precoce com terapias traz melhores resultados e uma maior qualidade de vida para criança e sua família.
Espero que essas informações tenham sido úteis pra você!
Dra. Melina Frota – Neuropediatra
CRM 194310 – RQE 903431
Fontes:
Moeschler, John B et al. “Comprehensive evaluation of the child with intellectual disability or global developmental delays.” Pediatrics vol. 134,3 (2014): e903-18. doi:10.1542/peds.2014-1839